--:--
--:--
  • cover
    HITS-60/70/80
  • cover
    POP
  • cover
    Sertanejo
  • cover
    TBT SAMBA
  • cover
    TBT Web Rádio
Anterior
Próximo

WhatsApp: código revela que backup ilimitado no Google Drive deve acabar

Espaço ilimitado para guardar mensagens foi introduzido em 2018, após acordo entre Google e WhatsApp.

Por Raquel Freire

31/01/2022 12h37  Atualizado há 50 minutos

WhatsApp deve deixar de oferecer backup ilimitado no Google Drive para celulares Android. A evidência encontra-se em novas linhas do código do mensageiro, que exibem mensagens como “alteração de backup do Google Drive“, “limite do Google Drive quase cheio” e “limite do Google Drive alcançado”.

A novidade, que ainda não anunciada oficialmente, foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo nesta sexta-feira (29). A mudança pode sinalizar o fim do acordo entre WhatsApp e Google, que introduziu o espaço ilimitado para guardar mensagens no Drive em novembro de 2018.

As linhas de código reveladas na versão beta do mensageiro trazem a inscrição “gdrive_backup_quota”, indicando que existirá uma cota do Google Drive para armazenar backups do WhatsApp de graça. As mensagens não revelam quanto de espaço será reservado para as conversas do app com a mudança. Atualmente, o plano gratuito da nuvem do Google dá direito a 15 GB totais, que são ocupados pelos serviços da empresa, como Google Fotos e Gmail.

O armazenamento ilimitado no Drive é uma grande vantagem para usuários Android, uma vez que o app para iOS não traz o mesmo benefício no iCloud. Quem acessa o mensageiro no iPhone precisa ter pelo menos 2,05 vezes mais espaço disponível no iCloud do que o tamanho do backup do WhatsApp.

Vale lembrar que a mudança tem precedentes. O armazenamento do Google Fotos deixou de ser ilimitado em junho de 2021, quando o conteúdo salvo no serviço de imagens passou a ser incluso no espaço do Google Drive.